15/06/2011

Nas Entrelinhas da Bíblia - Pecado e Perfeição

É possível viver uma vida em total harmonia com Deus e sem nenhum pecado? Noutras palavras é possível viver uma vida perfeita, isto é, sem erros?
Essa dúvida é geralmente muito comum, muitos acreditam que sim, outros que não, mas como solucionar? Pra dificultar ainda mais, alguns podem se perguntar: Pecamos porque somos pecadores, ou somos pecadores porque pecamos? Já se perguntou?

De acordo com a bíblia em Rm 3:23 - “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, em Adão toda a raça humana pecou e colheu os frutos de seus erros (vide artigo anterior), a Terra criou abrolhos e tudo se tornou mais difícil, além disso, o homem ficou no que chamamos de estado pecaminoso. Veja a citação da autora americana Ellen White: “Conquanto devamos reconhecer nosso estado pecaminoso, temos de confiar em Cristo como nossa justiça, nossa santificação e redenção. Não podemos contestar as acusações de Satanás contra nós. Cristo, unicamente, pode pleitear eficazmente em nosso favor. Ele é capaz de silenciar o acusador com argumentos baseados, não em nossos méritos, mas nos Seus” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 472)."

O estado pecaminoso humano o condiciona a precisar de um salvador, então a resposta da pergunta: “Pecamos porque somos pecadores, ou somos pecadores porque pecamos”, acerta quem responde: Pecamos porque somos pecadores, após o pecado de Adão isso se tornou intrínseco do homem, é um estado de acordo com Ellen White. Isso não quer dizer que temos permissão para pecar, devemos nos esforçar para não errar, veja o que o Apóstolo Paulo diz em 1 Cor 9:27 “Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.”

Em contrapartida ninguém será salvo pelo esforço pessoal, de acordo com a bíblia a salvação é pela fé, e isso nos é imputado como justiça, como entender então? A resposta é simples, quanto mais buscarmos à Deus, mais próximos ficaremos Dele e certamente teremos menos erros, mas isso não quer dizer perfeição. Ainda com dúvida? Veja Eclesiastes 7:20 “Não existe no mundo ninguém que faça sempre o que é direito e que nunca erre” e 1 Jõao 1:8 “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.”

Portanto, a perfeição não deve ser o alvo, o alvo deve ser nossa aproximação de Deus, desviando-se sempre do pecado. Porque não ter um relacionamento mais íntimo com ele a partir de hoje?


Deus o abençõe.

Por: Wellington Neves
Postado por Igreja Santa Mônica às 06:24

0 comentários:

Postar um comentário