21/07/2011

Comentário da Lição – Regozijando-se diante do Senhor: O Santuário e a Adoração.

“E regozijem-se ali perante o Senhor, o seu DEUS, vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas quem vivem nas cidades de vocês por não terem recebido terras nem propriedades” Dt 12:12.

- O Santuário e a Adoração.

Em todo o tempo DEUS busca estar e habitar no meio do Seu povo. Habitar é conviver, comunicar-se, ter um verdadeiro relacionamento, assim como com amigos e familiares. Assim demonstra Seu interesse e amor para conosco.

Esta busca divina é mencionada na palavra de DEUS, quando ele pediu ao povo que edificasse um Santuário, e uma pergunta vem à mente: “Porque através de Sua palavra ele não fez existir o Santuário?!” Aquele que fez o céu e a terra através da palavra também poderia falar e fazer surgir então um lindo e grande santuário, certo?

Mas não o fez para que Seu povo estivesse íntima e intrinsecamente envolvido na criação e construção do lugar onde seria Sua morada e também o centro de toda a adoração israelita. Assim os israelitas seguiram, não modelo humano, mas o indicado por DEUS. (ÊX 25:9 Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio. NVI).

Ali, no santuário, o povo agora iria poder adorar ao DEUS verdadeiramente.

Visto que adoração é uma necessidade humana, devemos nos preocupar com o que ou quem estamos adorando, DEUS está sempre em busca de verdadeiros adoradores, se fazia presente no santuário para ser adorado.

Hoje também deseja ser adorado, e é o único digno de adoração, louvor e honra. Por isso cuidemos para não estarmos adorando nosso trabalho, nossos amigos, namorada (o), carro, etc.

Jesus quando aqui viveu demonstrava a importancia da adoração, não importava onde estava e o que fazia tirava tempo para adorar seu Pai, este exemplo mostra que precisamos dedicar tempo diário em adoração, estudando, orando, cantando e meditando.

Ao ir para a igreja como vamos ao trabalho ou escola, simplismente por hábito ou ato repetitivo, tornamos isto em algo mecânico e sem valor. A verdadeira adoração vai além das formalidades, ela deve demonstrar o que DEUS representa em nossa vida, expressar nossa gratidão pelas bençãos que recebemos cada dia e mostrar o nosso Amor para com Ele. Olhem o escrito de Ellen G. Withte em Patriarcas e Profetas, p. 353, 354. “Conquanto DEUS condene o mero ciclo de cerimônias sem espirito de adoração, olha com grande prazer áqueles que O amam, prostrando-se de manhã e a noite, a fim de buscar o perdão dos pecados cometidos e apresentar-Lhe seus pedidos de bençãos necessiatadas”.

Guardar sua lei faz parte também da verdadeira adoração: IJo 5:3 “Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”. Certamente guardar a sua lei mostra quando buscamos adorá-Lo em esprito e em verdade.

Hoje vivemos em um tempo onde todas as coisas apresentadas pelo mundo tem a finalidade de roubar nosso tempo, nossa atenção, desviar nosso foco da adoração, e satanás tem obtido grande resultado em fazer com que mais e mais não adoremos ou que o façamos de maneira falsa, temos visto pessoas fazer da igreja um “point”, um lugar social e agradável pela compania de amigos, deixando assim de participar com todo coração do culto e dos louvores dedicados a DEUS. Perdem o desejo de adorar e ao cantar não se unem as cortes celestias nos louvores e neste grande coro, estão ali mas agem como se DEUS não estivesse.

Não se dedica mais tempo, tesouros e talentos para a obra divina. Cuidemos para que nenhum de nós esteja vivendo assim. Sejamos verdadeiros adoradores, com coração desejoso de adorar em tudo. (Êx 25:1,2)

- Santuário e os Serviços/Sacrificios.
“Isto é o que oferecerás sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente. Um cordeiro… pela manhã e o outro, ao pôr do sol” (Êx 29:38, 39).

Cada um tinha papel fundamental nos serviços das cerimônias no santuário, para que o culto ali fosse agradável e verdadeiro a DEUS.

Ao tomar parte ativa cada um estava se prevenindo da idolatria pagã, pois contemplava o próprio DEUS verdadeiro. Quando nos envolvemos de coração na obra, no culto e na adoração estamos colocando DEUS em 1º lugar na nossa vida, nossa reverência e dedicação na Sua casa deve ser parte disto.

O sacrifício diário de cordeiros, o “holocausto contínuo” (Êx 29:42), devia ensinar ao povo sua constante necessidade de Deus e a dependência dEle para a sobrevivência física mas, acima de tudo, para o perdão e aceitação diante de Deus, por meio desses sacrifícios o povo podia fazer um concerto com DEUS e poder estar em sua presença.

E já era uma indicação do que Jesus faria em nosso favor: Se tornou portador de nossos pecados, tomando-os sobre Si mesmo e sendo punidos por eles. Isso fez dEle o único meio de salvação e perdão para a humanidade caída. Hoje só por intermédio de Jesus, podemos nos apresentar diante de DEUS, pois Seu sangue nos purifica e nos lava de nosso pecado.

- Conclusão.
Você vive em um mundo pós-moderno, onde os valores estão completamente distorcidos, somos levados cada dia para longe da verdadeira adoração. Escolha um horário cada dia e o santifique para DEUS, alegre-se em Sua presença fervorosa e racionalmente e jamais deixe que satanás triunfe sobre ti tornando-o um falso adorador.

Grande abraço.
Por: Fernando Matos - Regional de Jovens (3º Região)
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:24

0 comentários:

Postar um comentário