Muitas vezes ouvi dizer assim: “O sábado é coisa do velho testamento”, “Não é obrigatório”, “Não é mais válido para os nossos dias” ou ainda “Era só para os judeus”, será? Este dia é mencionado assim que Deus termina toda a criação (Gn 2:2 e 3) quando nem existiam os judeus, ele é mencionado diversas vezes no Pentateuco (cinco primeiros livros da bíblia) inclusive como um dos mandamentos (Êx 20:8-11), repetido inúmeras vezes no demais livros do antigo testamento, e mais, o próprio Jesus se declara guardador deste dia (Mc 2: 27 e 28), além de seus familiares e amigos (Lc 23: 54 – 56), seus discípulos (At 18:1 – 4), haveria algo realmente de especial nele? Seria mito ou verdade? Seria válido em nossos dias? De acordo com a bíblia, Verdade, pois ela mesma diz que Deus não muda (Malaquias 3:6), assim como suas leis. Daria Deus um mandamento e depois o mudaria? Em Ap 12:14 João destaca a guarda dos mandamentos, assim como em Tiago 2:10 é reforçado a guarda de toda a lei.
Jesus diz “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15), você o ama? Quanto? O suficiente pra obedecer seus mandamentos? Obediência não quer dizer perfeição, por isso, lembre-se é a graça de Deus mediante sua fé que pode lhe salvar, mas Ele lhe chama a obediência. Confuso? Em Romanos 3:31 diz: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.”, portanto, a lei de Deus não deve ser excluída por conta da fé, deve ser confirmada por ela. Você tem fé? Então, guarde a lei como sinal de sua obediência.
Mas, e este texto em Colossenses 2:16 e 17: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”, está dizendo que o sábado não precisa guardado correto? Não seria uma contradição, se fosse realmente isso mesmo? Voltando uns versículos, veja o que diz nos versos 13 e 14: “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”, de acordo com o contexto (leia todo o capitulo, caso tenha dúvida) este texto fala sobre tradições humanas que apontavam para Cristo, e que não precisam vai ser observadas por conta da morte de Cristo na cruz, entre estas tradições destacamos: a circuncisão e as festas que eram observadas no sábado, essas festas são citadas muitas vezes principalmente no Pentateuco, e de acordo com o texto Levitico 23:32 “Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” e vários outros (Oséias 2:11, Isaias 1:13 e 14 e etc), note que são chamados de vossos sábados, ou seja, os sábados de festa dos judeus, não se confunda, Deus não muda.
Se aceitamos o sábado como um dia especial para adoração, então o que devemos fazer nele? Qualquer coisa? A bíblia diz o que fazer em Isaías 58:13 e 14 “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.”, seguir o exemplo do que Jesus fez no sábado é melhor maneira de entender o que devemos fazer neste dia também, veja os exemplos: Ajudava ao próximo (Lucas 13:14 e 15), não cuidava de seus próprios interesses, ia à sinagoga (Lucas 4:16) etc...
Entenda, Deus não quer apenas o seu coração, e ele quer sua obediência também. Suas leis são imutáveis, as humanas não. Jesus é a verdade absoluta (João 14:6). Se não concordou com o post deixe seu comentário que na medida do possível estaremos respondendo. Se concorda deixe seu comentário também com outras dúvidas que será útil para todos desta comunidade. Honre com a sua obediência Aquele que te criou.
Por: Wellington Neves



























