29/07/2011

Nas Entrelinhas da Bíblia - Sábado: Opcional ou Obrigatório?

A palavra sábado é mencionada diversas vezes na bíblia, mas como deve ser considerada de acordo com ela? Deve ser um dia comum, ou não? Deus realmente se preocupa com algum dia em especial para adoração na bíblia? Se não, porque é mencionado tantas vezes este dia? Caso contrário, porquê este dia deveria ser observado? Essas e outras dúvidas respondidas aqui, no seu artigo semanal: “Nas entrelinhas da bíblia”.

Muitas vezes ouvi dizer assim: “O sábado é coisa do velho testamento”, “Não é obrigatório”, “Não é mais válido para os nossos dias” ou ainda “Era só para os judeus”, será? Este dia é mencionado assim que Deus termina toda a criação (Gn 2:2 e 3) quando nem existiam os judeus, ele é mencionado diversas vezes no Pentateuco (cinco primeiros livros da bíblia) inclusive como um dos mandamentos (Êx 20:8-11), repetido inúmeras vezes no demais livros do antigo testamento, e mais, o próprio Jesus se declara guardador deste dia (Mc 2: 27 e 28), além de seus familiares e amigos (Lc 23: 54 – 56), seus discípulos (At 18:1 – 4), haveria algo realmente de especial nele? Seria mito ou verdade? Seria válido em nossos dias? De acordo com a bíblia, Verdade, pois ela mesma diz que Deus não muda (Malaquias 3:6), assim como suas leis. Daria Deus um mandamento e depois o mudaria? Em Ap 12:14 João destaca a guarda dos mandamentos, assim como em Tiago 2:10 é reforçado a guarda de toda a lei.

Jesus diz “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15), você o ama? Quanto? O suficiente pra obedecer seus mandamentos? Obediência não quer dizer perfeição, por isso, lembre-se é a graça de Deus mediante sua fé que pode lhe salvar, mas Ele lhe chama a obediência. Confuso? Em Romanos 3:31 diz: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.”, portanto, a lei de Deus não deve ser excluída por conta da fé, deve ser confirmada por ela. Você tem fé? Então, guarde a lei como sinal de sua obediência.

Mas, e este texto em Colossenses 2:16 e 17: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”, está dizendo que o sábado não precisa guardado correto? Não seria uma contradição, se fosse realmente isso mesmo? Voltando uns versículos, veja o que diz nos versos 13 e 14: “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”, de acordo com o contexto (leia todo o capitulo, caso tenha dúvida) este texto fala sobre tradições humanas que apontavam para Cristo, e que não precisam vai ser observadas por conta da morte de Cristo na cruz, entre estas tradições destacamos: a circuncisão e as festas que eram observadas no sábado, essas festas são citadas muitas vezes principalmente no Pentateuco, e de acordo com o texto Levitico 23:32 “Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” e vários outros (Oséias 2:11, Isaias 1:13 e 14 e etc), note que são chamados de vossos sábados, ou seja, os sábados de festa dos judeus, não se confunda, Deus não muda.

Se aceitamos o sábado como um dia especial para adoração, então o que devemos fazer nele? Qualquer coisa? A bíblia diz o que fazer em Isaías 58:13 e 14 “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.”, seguir o exemplo do que Jesus fez no sábado é melhor maneira de entender o que devemos fazer neste dia também, veja os exemplos: Ajudava ao próximo (Lucas 13:14 e 15), não cuidava de seus próprios interesses, ia à sinagoga (Lucas 4:16) etc...

Entenda, Deus não quer apenas o seu coração, e ele quer sua obediência também. Suas leis são imutáveis, as humanas não. Jesus é a verdade absoluta (João 14:6). Se não concordou com o post deixe seu comentário que na medida do possível estaremos respondendo. Se concorda deixe seu comentário também com outras dúvidas que será útil para todos desta comunidade. Honre com a sua obediência Aquele que te criou.

Por: Wellington Neves
Postado por Igreja Santa Mônica às 11:31 0 comentários
29/07/2011

Nas Entrelinhas da Bíblia - Sábado: Opcional ou Obrigatório?

A palavra sábado é mencionada diversas vezes na bíblia, mas como deve ser considerada de acordo com ela? Deve ser um dia comum, ou não? Deus...
Postado por Igreja Santa Mônica às 11:31 0 comentários
28/07/2011

Jovens Adventistas são Destaques no Jornal Hoje (Rede Globo)

O projeto Missão Calebe, que incentiva jovens adventistas a doarem parte de suas férias para ações sociais e evangelismo, foi destaque na edição desta quarta-feira, dia 27, do Jornal Hoje, telejornal da TV Globo veiculado no início da tarde. A reportagem abordou atividades realizadas pela juventude nos estados de Goiás e Maranhão e mostrou que os voluntários aproveitam para ajudar comunidades, inclusive pequenas cidades onde as necessidades de orientação sobre saúde, por exemplo, são necessárias.

O líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países sul-americanos, pastor Areli Barbosa, considera importante essa visibilidade do projeto porque, além das ações sociais, como foi mostrada na reportagem da Globo, os "calebes" ajudam na evangelização e até mesmo plantação de novas igrejas. Os jovens oram, visitam a comunidade, auxiliam em trabalhos voluntários e ensinam a Bíblia Sagrada.

 
Postado por Igreja Santa Mônica às 11:59 1 comentários
28/07/2011

Jovens Adventistas são Destaques no Jornal Hoje (Rede Globo)

O projeto Missão Calebe, que incentiva jovens adventistas a doarem parte de suas férias para ações sociais e evangelismo, foi destaque na e...
Postado por Igreja Santa Mônica às 11:59 1 comentários

Açúcar Causa Dependência como Álcool e Cigarro

 Açúcar é veneno. Do mais natureba, o mascavo, até o suco de fruta ou o famigerado xarope de milho, o açúcar está por trás de doenças cardíacas, diabetes e câncer. E deveria ser proibido para menores de 21 anos, como o álcool e o cigarro. É com essas declarações polêmicas que o americano Robert Lustig, endocrinologista pediátrico da Universidade da Califórnia em San Francisco, ganhou fama internacional nos últimos anos. Sua palestra “Açúcar: a verdade amarga” teve mais de 900 mil acessos no YouTube. Há duas semanas, suas teses foram tema da reportagem de capa da revista do New York Times. Abaixo, os principais trechos da entrevista que ele concedeu à Folha, por telefone.

O senhor defende que as pessoas eliminem totalmente o açúcar da dieta?

Não, eu não sou um "food nazi". Eu como açúcar, mas muito pouco.
Nosso corpo tem uma capacidade muito limitada para metabolizar o açúcar e nós vivemos muito acima dela. Não precisamos de frutose para viver. Nosso corpo ficaria muito bem sem nenhuma frutose [açúcar refinado, a sacarose é composta de 50% de frutose e 50% de glicose].

Qual é o máximo de frutose que deveríamos ingerir?

Não temos certeza. Mas uma estimativa é 50 g por dia. Meus estudos mostram as similaridades entre frutose e álcool. Eles são metabolizados da mesma forma, no fígado. E nós sabemos qual é o limite de toxicidade para o álcool: 50 g. A epidemia de obesidade começou quando o consumo de frutose ultrapassou os 50 g por dia [ou 100 g de açúcar, o mesmo que duas latas e meia de refrigerante].

A Associação Cardiológica Americana publicou uma orientação, em agosto de 2009, da qual eu sou coautor, dizendo que o consumo atual de açúcar nos EUA é de 22 colheres de chá por dia. Deveríamos reduzir isso para nove colheres no caso de homens e seis no caso de mulheres.

Qualquer açúcar é ruim, não importa se é mascavo ou xarope de milho?

Todos são igualmente ruins.

Deveríamos substituí-los por adoçantes artificiais?

Adoçantes artificiais são uma questão complicada. Não fizemos todos os testes para saber o que os adoçantes fazem no organismo.

Segundo uma linha de estudos, uma vez que a língua sente o sabor doce, o cérebro se prepara para a entrada do açúcar no sangue. Se ele não entra, o cérebro fica confuso, o que pode levar a um aumento no consumo de açúcar. Há estudos ligando o consumo de adoçantes a obesidade e doença cardíaca.

Qual a alimentação que os pais devem dar a seus filhos?

Crianças devem comer comida de verdade.

Mas isso inclui suco de fruta natural...

Não, suco de fruta, mesmo natural, não é comida de verdade. Deus fez suco de fruta? Não. Deus fez fruta. Qual é a diferença entre a fruta e o suco? Fibras. A fibra é a parte boa da fruta, e o suco, a má. Sempre que há frutose na natureza, há muita fibra - há uma exceção, o mel, mas este é policiado pelas abelhas.

As fibras limitam a velocidade da absorção dos carboidratos e das gorduras do intestino para a corrente sanguínea. Quanto mais rápido a energia sai do intestino e vai para o fígado, maiores as chances de danificar o órgão.

Quando o senhor diz que crianças devem comer comida de verdade, isso inclui um sorvete no fim de semana?

Sim. Quando eu era pequeno, sobremesa era uma vez por semana. Hoje, é uma vez por refeição. Esse é o problema. Eu tenho duas filhas pequenas e é isso que faço. Se é dia de semana e elas querem sobremesa, ganham uma fruta. Uma bola de sorvete, só no fim de semana. Elas seguem as regras e não ficam sonhando com doces.

O senhor propõe que a venda de doces e refrigerantes seja proibida para menores, como cigarros e álcool.

Sim. Refrigerantes não têm valor nutritivo, não fazem nenhum bem às crianças. Se os pais quiserem que seus filhos tomem refrigerante, que comprem para eles.

Não é exagero comparar açúcar a álcool e cigarros?

Não. Cigarros e álcool causam dependência, e açúcar também. Nos refrigerantes, tanto a cafeína como o açúcar causam dependência. Sal e gordura causam hábito, mas não dependência.

Como o senhor explica os efeitos nocivos do açúcar?

Quatro alimentos foram associados à doença metabólica crônica: gorduras trans, aminoácidos de cadeia ramificada [soja], álcool e frutose.

A frutose, quando é metabolizada, libera substâncias tóxicas chamadas espécies reativas de oxigênio [radicais livres], que levam a danos nas células no longo prazo, envelhecimento e, potencialmente, câncer.

Folha.com
Postado por Igreja Santa Mônica às 10:17 0 comentários

Açúcar Causa Dependência como Álcool e Cigarro

 Açúcar é veneno. Do mais natureba, o mascavo, até o suco de fruta ou o famigerado xarope de milho, o açúcar está por trás de doenças cardía...
Postado por Igreja Santa Mônica às 10:17 0 comentários
27/07/2011

Vigília

Sábado passado (23/07) tivemos uma vigília MARAVILHOSA na casa da irmã Regina.

Olha as fotinhos que tiramos =)








Sentimos falta de mais jovens, mas mesmo assim, foi muiiito boa!!! 
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:46 0 comentários
27/07/2011

Vigília

Sábado passado (23/07) tivemos uma vigília MARAVILHOSA na casa da irmã Regina. Olha as fotinhos que tiramos =) Sentimos falta de m...
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:46 0 comentários
21/07/2011

Valeria Valenssa Conta o que Mudou em sua Vida Depois que se Tornou Evangélica

Ela se chama Valéria Conceição dos Santos Donner, mas tornou-se conhecida como Valéria Valenssa ou “a ex-globeleza”. Hoje, aos 39 anos, a mulata carrega outro título: serva de Deus.

Casada há 18 anos com o famoso designer gráfico Hans Donner, atualmente trabalha com ele na administração e coordenação de suas palestras ministradas dentro e fora do Brasil, e se dedica aos filhos João Henrique e José Gabriel Donner.

Valéria é evangélica desde 2004, ano em que viveu um período difícil ao ser dispensada pela Globo depois de 15 anos como símbolo do carnaval na emissora. Ela conheceu o amor e a verdadeira felicidade em Jesus, e afirma que não se imagina mais distante de Cristo.

Como aconteceu a sua saída da TV Globo?
Depois que nasceram os filhos a Globo decidiu escolher outra mulata.

O que mudou em sua vida após essa fase?
Tudo. Primeiro porque pensava que estava preparada para enfrentar qualquer coisa, o que não era verdade. Pensava também que eu era insubstituível, e ninguém é. Naquele momento não esperava ser dispensada. Aprendi que o homem te coloca num pedestal e o próprio homem te tira dele. Mas com Deus tenho aprendido a andar nas alturas, conforme está escrito em Habacuque 3:19.

Como e quando você se converteu a Jesus Cristo?
Nessa fase em que a Globo me demitiu, em 2004. Um dia estava em casa muito angustiada e triste. Lembrei de um convite que havia recebido algumas vezes, tratava-se de uma reunião de oração feita por funcionários da Globo, às segundas-feiras, no horário de almoço. Resolvi aceitá-lo e lá tive um encontro com o Senhor Jesus Cristo.

Conte seu testemunho.
Sempre fui uma pessoa religiosa e tinha muita fé em Deus, mas não o conhecia.

Quando a Globo me chamou para uma reunião e disse: “hoje você não é mais”, o mundo caiu ali pra mim. Fiz loucuras, coisas que hoje não faria. Eu estava 10 quilos acima do peso. Fiz plástica num período curto de dois meses, perdi 12 quilos. Meu filho tinha oito meses de idade. Virei escrava daquela situação, para provar para o homem que eu poderia alguma coisa. Eu esperei do homem ajuda.

Quando passei por esse momento delicado, cheguei a ficar deprimida, mas foi aí que Deus se revelou para mim e entrou de verdade em meu coração, transformando toda a minha vida. Não consigo me imaginar distante da presença de Deus.

Percebo que minha história é marcada por muitos milagres. Hoje faço questão de testemunhar que sirvo a Deus. Isso está muito nítido na minha vida.

Tenho visto o mover do Senhor. Estou caminhando há sete anos, com muita oração e pedindo muita sabedoria. Tenho dado testemunho em várias igrejas sobre a minha mudança de vida.

O seu marido, Hans Donner, também é?
Ainda não, mas não abro mão da minha promessa em Josué 24:15 “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Ele tem visto o mover de Deus em minha vida.

Você é mãe. Costuma levar seus filhos a igreja? Já falou de Jesus para eles?
Sim, sempre. A Bíblia nos ensina em Provérbios 22:6 “Instrui o menino o caminho que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Ser evangélica fez você diminuir a preocupação com o corpo?
Sim, de certa forma. Mas aprendi na Bíblia, em I Coríntios 6:19 que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, logo preciso ter zelo e cuidados com meu corpo e saúde.

Como foi a recepção das pessoas à sua conversão, principalmente daqueles que te viam antes como símbolo sexual?
As pessoas me vêem com carinho, dizem que sentem saudade. São elas que vão me ouvir falar de Deus.

Desde o momento que chego num ambiente fico “ligada”. Um dia precisei acompanhar meu marido num evento ligado a samba. Tudo depende da minha postura e do que vou falar, como me comportar, como me vestir.

Eles dizem que hoje estou diferente. Temos que passar para as pessoas a diferença daqueles que servem a Deus e dos que não servem. Muitos sabem que estou na igreja, que não faço mais carnaval, mas o amor e o respeito dessas pessoas não mudaram. Sempre busco a oportunidade de dizer que o que Deus tem feito na minha vida pode fazer na delas também.

Você participa de projetos sociais?
Sempre participei. E quando você faz não precisa falar, mostrar. Quando Deus chama, Ele tem propósito, é para pregar a Palavra. Antes eu era madrinha de ONG, cedia a minha imagem para buscar recursos.

Hoje sou voluntária de uma ONG que assiste a mulheres carentes, mães abandonadas que criam seus filhos sozinhas. Dedico um tempo por semana para conversar, apoiar, falar sobre minha experiência de vida com Deus.
Postado por Igreja Santa Mônica às 18:34 1 comentários
21/07/2011

Valeria Valenssa Conta o que Mudou em sua Vida Depois que se Tornou Evangélica

Ela se chama Valéria Conceição dos Santos Donner, mas tornou-se conhecida como Valéria Valenssa ou “a ex-globeleza”. Hoje, aos 39 anos, a mu...
Postado por Igreja Santa Mônica às 18:34 1 comentários

Música Estimula Vida Sexual dos Jovens

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que adolescentes que escutam músicas de conteúdo sexual depreciativo têm uma vida sexual mais ativa. A equipe da Universidade de Pittsburgh entrevistou 711 jovens dos 13 aos 18 anos de idade sobre suas vidas sexuais e hábitos musicais. Eles perceberam que os que ouviam músicas com versos sobre sexo explícito e agressivo regularmente, cerca de 17h por semana, tinham o dobro das chances de fazer mais sexo do que os que ouviam músicas apenas 2,7h no mesmo período. Os especialistas classificaram como letras vulgares as que descrevem o sexo como um ato puramente físico e relacionado a relações de poder, diz o estudo divulgado na publicação especializada American Journal of Preventative Medicine. (...)

Fonte: BBC Brasil

Nota: cada vez mais pesquisas deixam evidente o poder da música sobre a mente humana, o que deve chamar a atenção dos cristãos para os critérios de seleção do conteúdo musical ao qual eles se expõem. Soma-se isso a influência dos programas de TV com conteúdo erótico na iniciação sexual precoce dos jovens, as letras depreciativas das músicas tipo funk e a maneira como a mulher é exposta em festas populares como o Carnaval (veja foto ao lado), e teremos uma ideia do tipo de sociedade em que estamos vivendo. Nossa dívida com Sodoma e Gomorra só aumenta...[MB]

Por: Michelson Borges Blog Criacionismo
Postado por Igreja Santa Mônica às 18:20 0 comentários

Música Estimula Vida Sexual dos Jovens

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que adolescentes que escutam músicas de conteúdo sexual depreciativo têm uma vida se...
Postado por Igreja Santa Mônica às 18:20 0 comentários

Comentário da Lição – Regozijando-se diante do Senhor: O Santuário e a Adoração.

“E regozijem-se ali perante o Senhor, o seu DEUS, vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas quem vivem nas cidades de vocês por não terem recebido terras nem propriedades” Dt 12:12.

- O Santuário e a Adoração.

Em todo o tempo DEUS busca estar e habitar no meio do Seu povo. Habitar é conviver, comunicar-se, ter um verdadeiro relacionamento, assim como com amigos e familiares. Assim demonstra Seu interesse e amor para conosco.

Esta busca divina é mencionada na palavra de DEUS, quando ele pediu ao povo que edificasse um Santuário, e uma pergunta vem à mente: “Porque através de Sua palavra ele não fez existir o Santuário?!” Aquele que fez o céu e a terra através da palavra também poderia falar e fazer surgir então um lindo e grande santuário, certo?

Mas não o fez para que Seu povo estivesse íntima e intrinsecamente envolvido na criação e construção do lugar onde seria Sua morada e também o centro de toda a adoração israelita. Assim os israelitas seguiram, não modelo humano, mas o indicado por DEUS. (ÊX 25:9 Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio. NVI).

Ali, no santuário, o povo agora iria poder adorar ao DEUS verdadeiramente.

Visto que adoração é uma necessidade humana, devemos nos preocupar com o que ou quem estamos adorando, DEUS está sempre em busca de verdadeiros adoradores, se fazia presente no santuário para ser adorado.

Hoje também deseja ser adorado, e é o único digno de adoração, louvor e honra. Por isso cuidemos para não estarmos adorando nosso trabalho, nossos amigos, namorada (o), carro, etc.

Jesus quando aqui viveu demonstrava a importancia da adoração, não importava onde estava e o que fazia tirava tempo para adorar seu Pai, este exemplo mostra que precisamos dedicar tempo diário em adoração, estudando, orando, cantando e meditando.

Ao ir para a igreja como vamos ao trabalho ou escola, simplismente por hábito ou ato repetitivo, tornamos isto em algo mecânico e sem valor. A verdadeira adoração vai além das formalidades, ela deve demonstrar o que DEUS representa em nossa vida, expressar nossa gratidão pelas bençãos que recebemos cada dia e mostrar o nosso Amor para com Ele. Olhem o escrito de Ellen G. Withte em Patriarcas e Profetas, p. 353, 354. “Conquanto DEUS condene o mero ciclo de cerimônias sem espirito de adoração, olha com grande prazer áqueles que O amam, prostrando-se de manhã e a noite, a fim de buscar o perdão dos pecados cometidos e apresentar-Lhe seus pedidos de bençãos necessiatadas”.

Guardar sua lei faz parte também da verdadeira adoração: IJo 5:3 “Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”. Certamente guardar a sua lei mostra quando buscamos adorá-Lo em esprito e em verdade.

Hoje vivemos em um tempo onde todas as coisas apresentadas pelo mundo tem a finalidade de roubar nosso tempo, nossa atenção, desviar nosso foco da adoração, e satanás tem obtido grande resultado em fazer com que mais e mais não adoremos ou que o façamos de maneira falsa, temos visto pessoas fazer da igreja um “point”, um lugar social e agradável pela compania de amigos, deixando assim de participar com todo coração do culto e dos louvores dedicados a DEUS. Perdem o desejo de adorar e ao cantar não se unem as cortes celestias nos louvores e neste grande coro, estão ali mas agem como se DEUS não estivesse.

Não se dedica mais tempo, tesouros e talentos para a obra divina. Cuidemos para que nenhum de nós esteja vivendo assim. Sejamos verdadeiros adoradores, com coração desejoso de adorar em tudo. (Êx 25:1,2)

- Santuário e os Serviços/Sacrificios.
“Isto é o que oferecerás sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente. Um cordeiro… pela manhã e o outro, ao pôr do sol” (Êx 29:38, 39).

Cada um tinha papel fundamental nos serviços das cerimônias no santuário, para que o culto ali fosse agradável e verdadeiro a DEUS.

Ao tomar parte ativa cada um estava se prevenindo da idolatria pagã, pois contemplava o próprio DEUS verdadeiro. Quando nos envolvemos de coração na obra, no culto e na adoração estamos colocando DEUS em 1º lugar na nossa vida, nossa reverência e dedicação na Sua casa deve ser parte disto.

O sacrifício diário de cordeiros, o “holocausto contínuo” (Êx 29:42), devia ensinar ao povo sua constante necessidade de Deus e a dependência dEle para a sobrevivência física mas, acima de tudo, para o perdão e aceitação diante de Deus, por meio desses sacrifícios o povo podia fazer um concerto com DEUS e poder estar em sua presença.

E já era uma indicação do que Jesus faria em nosso favor: Se tornou portador de nossos pecados, tomando-os sobre Si mesmo e sendo punidos por eles. Isso fez dEle o único meio de salvação e perdão para a humanidade caída. Hoje só por intermédio de Jesus, podemos nos apresentar diante de DEUS, pois Seu sangue nos purifica e nos lava de nosso pecado.

- Conclusão.
Você vive em um mundo pós-moderno, onde os valores estão completamente distorcidos, somos levados cada dia para longe da verdadeira adoração. Escolha um horário cada dia e o santifique para DEUS, alegre-se em Sua presença fervorosa e racionalmente e jamais deixe que satanás triunfe sobre ti tornando-o um falso adorador.

Grande abraço.
Por: Fernando Matos - Regional de Jovens (3º Região)
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:24 0 comentários

Comentário da Lição – Regozijando-se diante do Senhor: O Santuário e a Adoração.

“E regozijem-se ali perante o Senhor, o seu DEUS, vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas quem vivem nas cidad...
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:24 0 comentários
20/07/2011

Vigília

Esse sábado (23/07) teremos uma vigília muiito especial na casa da irmã Regina.

Então, durma cedo na sexta, não perca os culto de Sábado de manhã na igreja, descanse bastante durante o dia, porque as 22:00 horas daremos inicio da vigilia que irá até as 05:00 da manhã.

Teremos, muita oração, louvores, momentos de meditação, lanches e muito mais.

Por isso, nem pense em fazer mais nada nesse sábado, reserve um tempo especial para estar junto a Deus em adoração.

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.  
Mateus: 25:13
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:19 0 comentários
20/07/2011

Vigília

Esse sábado (23/07) teremos uma vigília muiito especial na casa da irmã Regina. Então, durma cedo na sexta, não perca os culto de Sábado d...
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:19 0 comentários

Feliz Dia dos Amigos

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
Provérbios 17:17

A verdadeira amizade é uma pérola
de valor inestimável.

Cultive a amizade.
Corresponda às gentilezas.
Não se encolha.
Nem se afaste dos outros.
Aproxime-se.
Há muito de amor trancado em você.
Procure ser o amigo das horas difíceis.
Dê demonstrações de sua amizade,
mas não espere ser correspondido(a).
Compreenda que nem todos
são como você.
Tolere as faltas dos seus amigos.

Tenha amizade pura e desinteressada.
Não deixe que o tempo a consuma.

Não pode ser amigo,
quem não AMA INCONDICIONALMENTE.
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:09 1 comentários

Feliz Dia dos Amigos

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17   A verdadeira amizade é uma pérola de valor ines...
Postado por Igreja Santa Mônica às 13:09 1 comentários
18/07/2011

Promoção

Dia 7 de agosto teremos a presença do Grupo VL (Vozes em Louvor) dirigindo a programação em nossa igreja.
E claro que todos vocês são convidados especiais!!

E para você que ainda não tem o CD do grupo, vamos sorter aqui no blog o novo CD deles "O Tempo é Agora."

Como Funciona?

É muito simples, basta você curtir a matéria que mais gostou do blog em seu facebook, orkut, twitter (ou qualquer outro site de midias sociais) e deixar um recadinho com seu nome aqui em baixo (comentários) e o link, e ai, é só torcer.

O sorteio será no dia 6 de agosto (supervisionado, gravado e postado no blog para que não haja dúvidas sobre a seriedade hehe), um dia antes da programação, e o brinde será dado no dia 7 na igreja durante o culto.

Participe e convide seus amigos. !!

Sobre Grupo VL

O Grupo VL - Vozes em Louvor foi formado em 1994, Grupo de Jovens, da Região de Cotia – SP. Seus fundadores foram Toninho, Alison e Tânia Renck, a nossa primeira programação foi feita na igreja da parada 15 de novembro em São Paulo, antes do grupo existia um coral na igreja do Lajeado, mas com o termino deste coral e em um encontro discreto desses três jovens e sem pretensão alguma acabou surgindo à idéia de formar esse grupo que desde então o grupo tem se dedicado ao ministério e pregação do evangelho através da música cristã.

E tem como objetivo único, levar a mensagem através da música, alcançar almas para Cristo e levar uma mensagem de conforto aos corações daqueles que necessitam.

A arte de louvar a Deus através de suas vozes mistas e jovens faz do Grupo VL um diferencial nos tempos atuais. As músicas alegres e reflexivas e o amor pelo trabalho que fazem de melhor para Deus, tornam seu louvor uma ferramenta de muito poder
Postado por Igreja Santa Mônica às 18:22 9 comentários
18/07/2011

Promoção

Dia 7 de agosto teremos a presença do Grupo VL (Vozes em Louvor) dirigindo a programação em nossa igreja. E claro que todos vocês são convid...
Postado por Igreja Santa Mônica às 18:22 9 comentários
15/07/2011

Já tem sua equipe???


O Departamento de Música e Comunicação estão organizando uma social "Campeonato de Volley" para arrecadar fundos para melhorar a comunicação da Igreja do Jardim Santa Mônica.

Como funcionará?

Monte sua equipe, e passe o nome para Elizama email zama.dias@yahoo.com.br ou Polliana e-mail polly_ss.07@hotmail.com

Será cobrado 2 reais por pessoa, e ai é só treinar. Mas não demore muito, pois as incrições vão apenas até o dia 27/07

Quem sabe sua equipe não seja a grande campeã? =)

Teremos premição para 1  2 e 3 Lugar!!

Mas se você não é o tipo "esportista" não fique chateado pois também pensamos em você! Teremos muitas brincadeiras.

E se no inicio, no meio ou final bater aquela fominha, teremos barraquinhas com laches a venda.

Mas sempre lembrando que o valor arrecadado será totalmente revertido à manutenção dos intrumentos de "comunicação" da nossa igreja pois queremos cada vez mais, louvar a Deus com os melhores recursos.

Por isso, além de se divertir muiiito, você também estará contribuindo para que a pregação do evangelho seja cada vez mais bem feita!!!

Ainda não montou sua equipe? está esperando o quê?

Esperamos todos Vocês!
Postado por Igreja Santa Mônica às 19:55 1 comentários
15/07/2011

Já tem sua equipe???

O Departamento de Música e Comunicação estão organizando uma social "Campeonato de Volley" para arrecadar fundos para melhorar a ...
Postado por Igreja Santa Mônica às 19:55 1 comentários

Amarrado em Nada

Hoje pela manhã o Diretor da empresa a qual trabalho passou o e-mail abaixo para todos os funcionário. Achei interessante, e achei legal compartilhar.

"Para refletir..

Muitos vezes somos enganados e estamos amarrados da mesma forma que o animal abaixo.

Este cavalo abaixo nem tentou fazer diferente, não quis correr o risco de ter que passar a fazer o que ele não fazia, pois teria desta forma que negar o seu conhecimento anterior. A Liberdade assusta o homem, pois ele está acostumado com a libertinagem (que são momentos ilusórios de euforia, que na verdade é o que nos amarra em uma ilusão).

Liberdade significa: "Sei que posso fazer tudo, mas nem tudo me convem." A pessoa sabe que existem consequências associadas às suas ações. Mas a liberdade é o que nos traz a paz.

Libertinagem significa: "Sei que posso fazer tudo e não tentem impedir-me". É um ato de rebeldia egocêntrica e inconsciente."



As vezes, as correntes que nos impedem são mais mentais do que físicas.
Pense, pois muitas vezes amarram vc “em nada” e vc acredita !!

Nota: É assim que muitas vezes Sátanas nos faz pensar com relação ao pecado, mas não se esqueça, que Deus é aquele que te liberta de todas as amarras, foi por isso que Ele enviou o seu filho, para morrer em nosso lugar. Hoje temos liberdade em Cristo Jesus.
Postado por Igreja Santa Mônica às 10:58 0 comentários

Amarrado em Nada

Hoje pela manhã o Diretor da empresa a qual trabalho passou o e-mail abaixo para todos os funcionário. Achei interessante, e achei legal com...
Postado por Igreja Santa Mônica às 10:58 0 comentários
14/07/2011

Efeito Similar à Maconha e Gula por Comida Gordurosa

Um estudo revelou que a gordura contida em alimentos como batatas fritas desencadeia um mecanismo biológico de gula no organismo que atua de modo similar aos efeitos da maconha. A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Califórnia, descobriu que quando provaram comidas gordurosas, ratos, utilizados como cobaias na pesquisa, começaram a produzir substâncias químicas conhecidas como endocanabinóides, espécie de lipídios biologicamente ativos, que exercem um efeito semelhante ao da maconha sobre o indivíduo. O processo, relata a pesquisa, tem início na língua, onde as gorduras contidas no alimento geram um sinal que viaja do cérebro, através de um feixe de nervos conhecido como nervo vago, para o intestino. Lá, ocorre o estímulo na produção de endocanabionóides, e a substância provoca uma onda de ativação celular, que induz à ingestão desenfreada de alimentos gordurosos.

“Sabemos que comidas gordurosas podem ter um bom sabor, mas os mecanismos moleculares e sinais por trás dessa resposta eram desconhecidos. Agora sabemos que comidas gordurosas geram um sinal na língua que leva o intestino delgado a produzir as substâncias químicas conhecidas como a maconha natural do corpo humano, que induzem ao consumo de gordura”, afirma Daniele Piomelli, que comandou a pesquisa.

A pesquisa pode indicar novos caminhos na luta para conter a obesidade e outras doenças, segundo os cientistas envolvidos no estudo. A ampla disponibilidade de alimentos gordurosos em países industrializados é considerada um fator determinante para condições como a obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Fonte: Saúde e Família
Postado por Igreja Santa Mônica às 12:41 0 comentários
14/07/2011

Efeito Similar à Maconha e Gula por Comida Gordurosa

Um estudo revelou que a gordura contida em alimentos como batatas fritas desencadeia um mecanismo biológico de gula no organismo que atua d...
Postado por Igreja Santa Mônica às 12:41 0 comentários

Homens São mais Felizes em Casamentos Longos

Apesar do estereótipo de que são as mulheres que preferem relacionamentos longos e estáveis, os homens são quem, na prática, se dizem mais satisfeitos quando estão casados há mais de 20 anos, afirma um estudo feito com casais do Brasil, dos Estados Unidos, da Alemanha, do Japão e da Espanha.

De acordo com a pesquisa, as pequenas demonstrações de carinho, como abraços, também são mais importantes para eles do que para elas.

Um estereótipo permanece, no entanto. Entre os cinco países, os homens latinos, do Brasil e da Espanha, foram os que disseram estarem menos felizes no casamento, em comparação com alemães, americanos e japoneses.

Ainda assim, eles apresentaram taxas maiores de satisfação do que as mulheres dos mesmos países.

O trabalho, feito sob encomenda do Instituto Kinsey de Sexualidade Humana, nos Estados Unidos, entrevistou 207 casais americanos, outros 207 do Japão, 198 do Brasil, outros 198 da Alemanha e 199 da Espanha. O objetivo era comparar a felicidades nos relacionamentos heterossexuais de longo prazo dos homens americanos com os de outros países.

Os entrevistadores procuraram homens entre 40 e 70 anos de idade em relacionamentos estáveis, casados ou morando com uma parceira por um mínimo de um ano.

A idade média dos entrevistados homens foi de 55 anos. As idade das mulheres variou de 25 a 76 anos, com uma média de 52. E 90% dos entrevistados tinham filhos.

Curiosamente, os homens que tiveram mais parceiras sexuais ao longo da vida foram os que declararam menor felicidade na cama.

Fonte: G1 
Postado por Igreja Santa Mônica às 12:33 0 comentários

Homens São mais Felizes em Casamentos Longos

Apesar do estereótipo de que são as mulheres que preferem relacionamentos longos e estáveis, os homens são quem, na prática, se dizem ma...
Postado por Igreja Santa Mônica às 12:33 0 comentários

As coisas estranhas dos programas de TV

Recebi este e-mail com tom de piada, mas a coisa não deixa de ser séria: “O Tarzan corria pelado; Cinderela chegava em casa à meia-noite; Aladim era ladrão; Batman dirigia a 320 km/h; Pinocchio mentia; Bela Adormecida era uma folgada; Salsicha (‘Scooby-Doo’) tinha voz de maconheiro, via fantasma e conversava com o cachorro; Zé Colmeia e Catatau eram cleptomaníacos e roubavam cestas de piquenique; Branca de Neve morava na boa com sete homens; Olívia Palito tinha anorexia; Popeye fumava um matinho suspeito; Pac Man corria em uma sala escura com musica eletrônica comendo pílulas que o deixavam ‘ligadão’; Super-Homem colocava cueca por cima da calça; a Margarida namorava o Pato Donald e saía com o Gastão. Olha os exemplos que eu tive... Agora pedem pra eu me comportar?! Tarde demais.”

Havia muitos outros desenhos (e há piores hoje em dia) com conceitos distorcidos que envolviam moral e religião. No caso do Pato Donald, ali não há representada uma família normal sequer. Donald e Margarida são eternos namorados e os sobrinhos não têm pais. No desenho He-Man, o personagem Adam invoca poderes das trevas para se transformar no campeão do bem, e, quando precisa de ajuda, vai a uma caverna procurar uma feiticeira. Em “Cinderela”, a personagem aparece invocando Lúcifer, nome dado ao gato da história. Em Hércules, há uma sutil blasfêmia ao nome e à pessoa de Jesus. Isso sem contar a invasão do espiritismo, do evolucionismo, do sensualismo e da violência gratuita em muitas das produções voltadas para o público infantil. Contam-se nos dedos os desenhos animados que podem ser considerados educativos e positivos para as mentes em formação.

Será que esse tipo de cultura não tem lá sua influência na moralidade, na religiosidade e mesmo no comportamento das massas que a consomem? Filipenses 4:8 continua sendo uma boa “régua” para orientar nossos hábitos de consumo midiáticos.[MB] 

Fonte: Criacionismo
Postado por Igreja Santa Mônica às 12:23 0 comentários

As coisas estranhas dos programas de TV

Recebi este e-mail com tom de piada, mas a coisa não deixa de ser séria: “O Tarzan corria pelado; Cinderela chegava em casa à meia-noite; A...
Postado por Igreja Santa Mônica às 12:23 0 comentários

Os dez maiores mitos sobre homossexualidade

O que dizem as pesquisas científicas quando o assunto é homossexualidade? Tendo em vista alguns dados da realidade norte-americana (embora os mitos possam atravessar fronteiras), o blog Tough Questions Answered (Bill Pratt) apresenta aqui o resumo de um panfleto, escrito pelo Family Research Council, intitulado “Os Dez Maiores Mitos sobre Homossexualidade”. O panfleto é bem escrito e parece ser bem fundamentado, com abundantes citações de artigos científicos. Abaixo estão os dez mitos abordados no texto:

Mito 1: As pessoas nascem homossexuais.

Fato: A pesquisa não mostra que alguém “nasce gay”, mas sugere, em vez disso, que a homossexualidade é o resultado de uma combinação complexa de fatores de desenvolvimento.

Mito 2: A orientação sexual não pode mudar.

Fato: Milhares de homens e mulheres têm testemunhado ter experimentado uma mudança na sua orientação sexual de homossexual para heterossexual. Pesquisas confirmam que tal mudança ocorre às vezes de forma espontânea, e às vezes como resultado de intervenções terapêuticas.

Mito 3: Os esforços para mudar a orientação sexual de alguém de homossexual para heterossexual são prejudiciais e antiéticos.

Fato: Não há evidências científicas de que os esforços de mudança criam mais danos do que o próprio estilo de vida homossexual em si. A verdadeira violação da ética ocorre quando é negada aos clientes a oportunidade de definir suas próprias metas para a terapia.

Mito 4: Dez por cento da população norte-americana é gay.

Fato: Menos de três por cento dos adultos norte-americanos se identificam como homossexuais ou bissexuais.

Mito 5: Homossexuais não experimentam um nível mais alto de distúrbios psicológicos que os heterossexuais.

Fato: Homossexuais experimentam consideravelmente níveis mais elevados de doença mental e abuso de substâncias do que os heterossexuais. Uma revisão detalhada da pesquisa mostrou que “nenhum outro grupo de tamanho comparável na sociedade experimenta patologias desse tipo em nível tão elevado e generalizado”.

Mito 6: A conduta homossexual não é prejudicial à saúde física.

Fato: Tanto por causa de padrões de comportamento de alto risco, como promiscuidade sexual, quanto por causa do dano ao corpo advindo de determinadas práticas sexuais, os homossexuais estão em maior risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis e outras formas de doenças e lesões do que os heterossexuais.

Mito 7: As crianças criadas por homossexuais não são diferentes das crianças criadas por heterossexuais nem sofrem danos.

Fato: Um enorme conjunto de programas de investigação em ciências sociais mostra que as crianças se desenvolvem melhor quando criadas pelos próprios pais biológicos que estão comprometidos um com o outro em um casamento duradouro. Pesquisas específicas sobre crianças de homossexuais têm grandes problemas metodológicos, mas mostram diferenças específicas.

Mito 8: Os homossexuais não são mais propensos a abusar de crianças do que os heterossexuais.

Fato: A porcentagem de casos de abuso sexual infantil em que homens molestam meninos é muitas vezes maior que a porcentagem de homens adultos que são homossexuais, e a maioria dos que se envolvem nesse tipo de abuso se identificam como homossexuais ou bissexuais. [Nota explicativa do próprio folheto: Isso não significa que todos os homossexuais sejam molestadores de crianças. Ninguém jamais afirmou isso. Nem sequer significa que a maioria dos homossexuais o seja - não há nenhuma evidência para apoiar isso. Mas há evidências de que a taxa relativa de abuso sexual infantil entre os homossexuais é muito maior do que entre heterossexuais.]

Mito 9: Homossexuais são seriamente desfavorecidos em razão de discriminação.

Fato: As pesquisas mostram que os homossexuais, na realidade, têm níveis significativamente mais altos de escolaridade do que o público em geral, enquanto as conclusões sobre os rendimentos dos que fazem parte desse grupo são, na pior das hipóteses, muito variadas.

Mito 10: As relações homossexuais são apenas as mesmas que a dos heterossexuais, exceto quanto ao gênero dos parceiros.

Fato: Os homossexuais são menos propensos que os heterossexuais a entrar em um relacionamento sério, a ser sexualmente fiéis a um parceiro, mesmo que tenham um, e a ficar comprometidos por toda a vida. Eles também apresentam taxas mais elevadas de violência doméstica do que os casais heterossexuais casados.

Peço que você leia o artigo inteiro para obter os detalhes por trás dessas afirmações, que são apoiadas por citações das pesquisas. O resumo é este: a ciência mostra que o estilo de vida gay é, em geral, destrutivo aos que vivem nele e não devemos, como sociedade, promovê-lo.

Isso significa que cada pessoa gay vivencia os problemas citados na pesquisa? Obviamente que não. Estamos lidando com estatísticas e probabilidades, por isso há pessoas absolutamente gays que são exceções às conclusões da pesquisa. No entanto, o movimento de união gay pede um apoio estatal ao seu estilo de vida, e a única maneira de abordar essa questão é olhar em termos estatísticos a realidade daqueles que praticam esse estilo de vida.

Fonte: Criacionismo
Postado por Igreja Santa Mônica às 12:11 0 comentários

Os dez maiores mitos sobre homossexualidade

O que dizem as pesquisas científicas quando o assunto é homossexualidade? Tendo em vista alguns dados da realidade norte-americana (embora...
Postado por Igreja Santa Mônica às 12:11 0 comentários
06/07/2011

O que há por trás da conferência sobre lei dominical

Na segunda-feira, dia 20 de junho, a European Sunday Alliance (Aliança Europeia para o domingo - ESA) promoveu em Bruxelas, Bélgica, uma conferência sobre a proteção do domingo como jornada não laborável, sob o título “O valor agregado da sincronização do tempo livre”. A ESA é uma rede de alianças nacionais formadas por sindicatos, organizações da sociedade civil e comunidades religiosas, entre as quais também se encontram a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) e a Conferência das Igrejas Europeias (KEK).

Entre os temas tratados estão a segurança dos trabalhadores, o equilíbrio entre trabalho e vida profissional com a vida familiar, e a importância do fim de semana para a vida comunitária. Os organizadores assinalam que “o encontro procura informar os responsáveis políticos europeus sobre a importância de um tempo de qualidade sincronizado não só no aspecto cultural dentro do patrimônio europeu, mas também como um importante fator de construção da Europa social: uma UE consciente das exigências de seus cidadãos”.

Notícia original em http://www.europeansundayalliance.eu/site/home

Nota: Essa conferência, noticiada em alguns sites religiosos, faz parte de um conjunto de ações que já têm sido desenvolvidas no sentido de fortalecer o domingo como um dia especial em que o trabalho regular deve ser cessado. Não é a primeira e nem será a última movimentação nessa direção. Não apenas o Vaticano, mas entidades, inclusive sindicatos, possuem interesse em que o domingo seja visto como uma dia para o trabalhador estar com sua família. Mas, como se lê na reportagem traduzida e publicada no próprio site da Aliança Europeia do Domingo, o encontro teve, também, o objetivo de consolidar a construção de uma Europa social. É nítido que a União Europeia tem sofrido golpes fortes contra sua unidade nos últimos anos: economia, religião e organização política.
O próprio Vaticano, desde a época do papa João Paulo II, já demonstrava preocupação com o crescente secularismo e desinteresse religioso europeu. Essa ação vai justamente em oposição a essa tendência e tenta convocar várias representações da sociedade civil organizada para fortalecer o domingo em relação a questões comunitárias e familiares.
Por trás disso, falando biblicamente, vejo claramente um esforço conjunto, organizado e sistemático para substituir o domingo pelo sábado como dia de especial dedicação e adoração a Deus. Afinal de contas, valores familiares e comunitários são importantes para qualquer sociedade e são aprovados por Deus. E ao relacionar esses assuntos com o domingo, sutilmente esse grupo trata de pisar o sábado e elevar o papel do domingo.
No livro de Apocalipse, capítulo 13, o profeta João viu que um poder político e religioso, descrito como uma besta, seria responsável por impedir que os verdadeiros seguidores dos princípios divinos comprassem e vendessem em um boicote comercial. E essa proibição tem a ver com a questão do dia de guarda bíblica se associarmos ao capítulo 12 de Apocalipse onde está claro que o dragão, símbolo de Satanás, empreende uma luta contra aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus. E os mandamentos divinos, conforme Êxodo 20:8-11, envolvem a guarda do sábado e não do domingo. O dragão (Satanás) e as bestas de Apocalipse 13 (segundo o contexto histórico-profético, a primeira besta é o poder papal e a segunda os Estados Unidos) atuarão em conjunto de maneira harmoniosa para promover o domingo como um dia especial em substituição ao sábado bíblico.

Fonte: Realidade em Foco
Postado por Igreja Santa Mônica às 10:55 0 comentários
06/07/2011

O que há por trás da conferência sobre lei dominical

Na segunda-feira, dia 20 de junho, a European Sunday Alliance (Aliança Europeia para o domingo - ESA) promoveu em Bruxelas, Bélgica, uma con...
Postado por Igreja Santa Mônica às 10:55 0 comentários

Vida urbana afeta cérebro humano

 Um estudo publicado [na] quarta-feira (22) mostra que a vida urbana afeta o cérebro, mostrando a relação entre a ativação de duas regiões do cérebro e o fato de as pessoas terem crescido ou viverem em cidades. “Basicamente a atividade cerebral em situações de estresse está ligada à urbanicidade [o fato de viver na cidade]”, afirmou ao iG Andreas Meyer-Linderberg, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, principal autor da pesquisa, publicada no periódico especializado Nature. Estudos anteriores já haviam mostrado que a saúde mental das pessoas é afetada negativamente pela vida urbana. Problemas relacionados à ansiedade, por exemplo, são mais prevalentes em pessoas que vivem em cidades e a incidência de esquizofrenia é maior em pessoas nascidas e criadas em regiões urbanas, mas ninguém havia ainda buscado medir os processos neurais por detrás deles.
 Meyer-Linderberg tomou exatamente esta direção: coletar dados da reação do cérebro a situações de estresse. Em conjunto com um grupo de pesquisadores, ele analisou o que ocorria com o cérebro de estudantes alemães enquanto estes realizavam testes matemáticos e recebiam feedback positivo ou negativo. Ao serem submetidos à situação de estresse (feedback negativo), o cérebro dos jovens que haviam crescido em cidades ou que vivem em centros urbanos ficou mais ativo do que os que crescerem ou vivem em áreas rurais. Em especial, a diferença se deu em duas áreas relacionadas ao processamento das emoções, a amigdala (no caso dos que cresceram nas cidades) e o córtex cingulado anterior (no caso dos que habitam nelas). Ou seja: crescer e viver em áreas urbanas afeta a forma como os neurônios processam o estresse.
A descoberta foi feita com base em imagens produzidas por ressonância magnética funcional, uma técnica de visualização de ativação do cérebro em tempo real. [...]

Nota: Segundo a Bíblia, o ser humano foi criado num jardim, para viver em harmonia com a natureza e não em selvas de pedra.[DB]

Fonte: Saúde e Família
Postado por Igreja Santa Mônica às 10:45 0 comentários

Vida urbana afeta cérebro humano

 Um estudo publicado [na] quarta-feira (22) mostra que a vida urbana afeta o cérebro, mostrando a relação entre a ativação de duas regiões d...
Postado por Igreja Santa Mônica às 10:45 0 comentários
05/07/2011

WikiLeaks revela preocupação do Vaticano com o crescimento dos evangélicos no Brasil


Documento obtido pelo WikiLeaks e divulgado nesta quarta-feira (29) mostra que, na época da visita do papa Bento 16 ao Brasil, em 2007, o Vaticano estava preocupado com o crescimento dos evangélicos no país e recebeu críticas do monsenhor brasileiro Stefano Migliorelli, que questionou a entidade sobre a falta de padres na América Latina.

O telegrama enviado a Washington em 6 de maio de 2007 relata conversas entre diversos membros do Vaticano e o ex-embaixador americano Francis Rooney, um empresário republicano do ramo de construção e um dos maiores doadores de campanha do ex-presidente americano George W Bush.

O diplomata americano faz um comparativo entre a primeira viagem de João Paulo 2º ao Brasil em 1980, quando os católicos representavam 89% da população e o Censo de 2000, quando o número de católicos era de 74%.
“A cada ano, milhões de católicos latino-americanos deixam suas igrejas para se juntar a congregações evangélicas incentivados pelos pastores destes novos rebanhos”, disse Rooney.

Ainda segundo ele, de acordo com uma análise, enquanto a Igreja Católica concentra-se em “salvar almas”, muitas igrejas evangélicas fazem o possível apenas para matar a sede latino-americana para o misticismo.
Sem revelar fontes, o documento diz que João Paulo 2º descreveu as atividades evangélicas como “sinistras” e que uma das principais tarefas de Bento 16 seria despertar a comunidade católica e encorajar a resistência ao que o papa anterior teria chamado de “caçada por seitas”.
Já Migliorelli, na época chefe da seção brasileira da Secretaria de Estado do Vaticano, reclamou ao diplomata americano sobre o fato de a América Latina não ser uma região prioritária para a Igreja Católica.
Para Migliorelli, o Brasil e a América Latina seriam como “território de missão” --terras que não foram expostas “de maneira consistente” à fé católica. “Temos que ver isso como uma evangelização --começando do zero”, disse Migliorelli.
O monsenhor ainda criticou a quantidade e a qualidade do clero latino-americano.
“A falta de padres em grande parte da América Latina é muito pior do que nos Estados Unidos”, disse. Migliorelli disse também que “o nível de educação dos padres é muito baixo e que muitas vezes eles não aderem aos padrões de disciplina clerical (celibato, ofertas de sacramentos etc)”.

Em um tópico chamado de “A ameaça da teologia da libertação”, o diplomata americano comenta que o papa João Paulo 2º teria feito grandes esforços para acabar com “esta análise marxista da luta de classes” promovida “por um número significativo de clérigos e católicos leigos que, por vezes, em nome de um compromisso político sancionou a violência em nome do povo”.

Migliorelli comentou que o Vaticano não pretendia tocar no tema durante a visita do papa. O documento prossegue: “A chave é simplesmente que o clero seja treinado mais efetivamente para explicar a posição da Igreja para o povo, ele concluiu”.

Segundo o diplomata, João Paulo 2º combateu com a ajuda de Bento 16 a teologia da libertação, mas, nos últimos anos, ela estaria ressurgindo em várias partes da América Latina.

Fonte: UOL
Enviado Por: Anderson

Postado por Igreja Santa Mônica às 08:29 0 comentários
05/07/2011

WikiLeaks revela preocupação do Vaticano com o crescimento dos evangélicos no Brasil

Documento obtido pelo WikiLeaks e divulgado nesta quarta-feira (29) mostra que, na época da visita do...
Postado por Igreja Santa Mônica às 08:29 0 comentários